26 de janeiro de 2010

Passeio pelo montado: ervas


Saramago, planta

Do passeio pelo montado resultaram algumas descobertas. Como fomos acompanhados pela Z. foi possível identificar algumas ervas silvestre e que se podem comer.
Uma delas foi o Saramago (Raphanus raphanistrum L. ) que não conhecia. Designada também como cabrestos, rabão-bravo, rabão-silvestre, entre outros. Embora de gosto um pouco amargo pode utilizar-se em saladas, esparregado, sopa e cresce livremente aqui no montado.


Folha (frente)

Folha (verso)

Uma outra, esta sim já conhecida, é a acelga selvagem. Tivemos duas no primeiro ano de horta, cresceram imenso, mas lamentavelmente arrancámos da terra. Provavelmente ainda hoje as poderíamos ter. Tinham sido transplantadas de outra parte do terreno para a horta, onde nasceu o Trumbuctu. É por isto que me faz sentido a permacultura. O Nelson Avelar tem uma experiência interessante com acelgas, aqui. O mesmo nos aconteceu o ano passado mas não tínhamos as acelgas perto do feijão verde.

Esclareci uma dúvida que tinha na identificação desta planta. Por vezes, devido ao frio e à geada, as folhas ficam orladas de um tom avermelhado, o que nos pode levar a confundir com outra muito parecida, caracteristicamente com esse tom na borda das folhas.

Acelga selvagem

folha (frente)

folha (verso)
A longo dos tempos o Homem cultivou cerca de sete mil variedades de espécies diferentes de plantas, hoje apenas 150 variedades estão a ser cultivadas; a maiorias das pessoas apenas se alimenta de 12 delas e todas as outras desapareceram ou estão em vias de extinção. Mais sobre a questão da biodiversidade em Terra Alerta.

2 comentários :

Anónimo disse...

esta planta não é acelga aesta no Alentejo damos-lhe o nomedecatacuz

Trumbuctu disse...

Obrigada, soube disso uns meses mais tarde, como escrevi aqui http://trumbuctu.blogspot.pt/2010/03/catacuzes.html.